domingo, 28 de abril de 2013

CARTA À REITORIA – ESTUDANTES EM GREVE DA UNESP OURINHOS


Ourinhos-SP, 29 de Abril de 2013.

Os Estudantes em GREVE do Campus de Ourinhos solicitam à Reitoria desta universidade uma reunião PRESENCIAL para esclarecimento e posicionamento sobre os últimos acontecimentos que destacaremos.
À Pró-Reitoria de Extensão, esclarecimento sobre o atraso das bolsas BAAE I, II e III, bem como sobre a redução no período de vigência da BAAE II, de dez para nove meses, em 2013. Assim, estendemos a solicitação à Pró-Reitoria de Graduação, cujos projetos até hoje encontram-se em processo de avaliação.
Aproveitamos a ocasião para informar que, na quarta-feira, 17/04, foi deliberado em Assembleia Geral dos Estudantes por greve dos estudantes. A greve eclode neste momento em que é acentuada a situação de precariedade dos estudantes que dependem das políticas de acesso e permanência estudantil, bem como dos bolsistas dos diversos projetos de extensão universitária que não sabiam até o início deste mês se os projetos teriam continuidade ou não. A insatisfação também se estende à falta de transparência no processo de seleção dos projetos enviados, uma vez que não há um parecer claro sobre seus critérios de aprovação, valor do financiamento e quantidade de bolsas.
Salientamos que as únicas políticas de permanência estudantil existentes na unidade de Ourinhos são a BAAE I e auxílio-aluguel. Neste sentido, afirmamos a necessidade de Restaurante Universitário, Moradia Estudantil e aumento das bolsas como forma de subsistência indispensável ao desenvolvimento saudável das atividades acadêmicas.




Segue a pauta de reivindicações:

- Não repressão as/aos grevistas!
- Bolsas:
·         Pagamento imediato das bolsas BAAE e PROGRAD, bem como do retroativo referente a fevereiro e março;
·         Aumento no número de BAAE I oferecidas, com a demanda identificada no ato da matrícula;
·         Reajuste do valor de todas as BAAE para um salário mínimo;
·         Vigência de 12 meses da BAAE I, II e III;

- Permanência Estudantil – Restaurante Universitário e Moradia:
·         Inclusão da Moradia Estudantil e R.U. na próxima etapa de construção do campus novo;
·         Aluguel de casas para os estudantes e convênio com restaurante até que se conclua a construção;
·         Inclusão imediata da construção de uma copa coletiva no campus novo;

            Aproveitamos para manifestar nosso repúdio ao PIMESP e à maneira como foi aprovado pelo Conselho Universitário, sem qualquer tipo de discussão entre a comunidade acadêmica como um todo.
            Reforçamos ao Magnífico Reitor e às Pro-Reitorias de Extensão e Graduação a solicitação de uma reunião aberta PRESENCIAL, realizada no Campus de Ourinhos, para esclarecimentos e discussão das pautas de nossa GREVE.
Desde já agradecemos a atenção e esperamos a compreensão das questões apresentadas.

MOVIMENTO GREVISTA – ESTUDANTES DO CAMPUS DE OURINHOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário