sábado, 11 de maio de 2013

RESUMO DA ASSEMBLEIA DE 09/05


A assembleia do dia 9 de maio de 2013, marcada com horário inicial às 19:00, teve seu inicio às 19:30 seguindo os estatuto que pede uma espera de meia hora (30 minutos) caso não tenha o quórum mínimo. Sua pautas iniciais eram:
·         Informes do CEEUF;
·         Ato na reitoria dia 10/5 e dia 17/5;
·         Escolha dos representantes discentes do Conselho Diretor.

INFORMES DO
CEEUF (4/5 e 5/5)
O conselho de entidades contou com a presença de 32 entidades de 13 campis e, também, representantes do DCE da USP e do IFCH da UNICAMP. O final de semana foi marcado por intensas discussões a cerca de quatro eixos, “estrutura de poder”, “PIMESP”, “acesso e permanência estudantil” e “projeto de ensino”. Foram deliberadas a criação de duas comissões que perpassam todos os campi, a COMISSÃO DE MOBILIZAÇÃO ESTADUAL e a COMISSÃO ESTATUINTE. Foi deliberado, também, um ato estadual para acontecer no dia 17 de maio deste ano.
 Visto a emergência de mobilização e a unidade das problemáticas entre os campi, a comissão de mobilização estadual foi criada com o intuito de facilitar e unir a luta estadual dos estudantes, visto que o projeto de precarização da educação do governo estadual  é aplicado a todas instituições estaduais de ensino. A comissão estatuinte tem como objetivo pesquisar e discutir o estatuto da UNESP já que ele se apresenta com ideias retrogradas em nossa sociedade contemporânea, alem de ser o responsável por todas as políticas existentes na instituição cuja mesma estamos cobrando maiores políticas para os alunos que dependem dos programas de acesso e permanecia (Moradia, RU, Bolsas, etc.). é valido lembrar que foi deliberado no CEEUF dois representantes de cada campi na primeira comissão e um representante por campi da segunda comissão.

ATO NA REITORIA NOS DIA 10/5 E 17/5
                Segundo a deliberação do CEEUF a cerca do ato estadual, o campi de Ourinhos assim como os demais precisavam se organizar para viabilizar o transporte. Ainda durante o conselho de entidades foi apontada a necessidade de se construir outro ato, porém, este aconteceria antes do ato estadual (17/5). Essa necessidade foi notada  pelos campi que já estavam em greve (Marília, Assis e Ourinhos). No decorrer da organização do primeiro ato no dia 10, soubemos que a REITORIA havia proposto uma reunião com Marília, mudando assim, todo o rumo desta mobilização marcada para sexta feria dia 10, já que pretendíamos participar dessa reunião de negociação. Mais uma vez, de imprevisto, o Reitor cancelou a reunião com Marilia quando soube que os outros campi em greve estavam viabilizando sua participação. É valido lembrar que recebemos esse informe minutos antes da assembleia que aqui estamos descrevendo. Todos esses “encontros e desencontros”  fizeram-nos focar em apenas um ato na REITORIA, o do dia 17. Foi então deliberada comissões responsáveis por buscar o financiamento para a locação do ônibus. Foi tirado, também, quais seriam os caminhos para buscar esse financiamento, sendo eles: negociação com vereadores/partidos/sindicatos, ajuda do professores e pedágio.

ESCOLHA DOS REPRESENTANTES DISCENTES PARA O CONSELHO DIRETOR
Tivemos três candidatos: Carolina Britto, Bruno Martelato e Renato Marques.  A plenária votou por unanimidade que os três seriam os representantes. Devido a estrutura de poder existente nesses conselhos de 70-15-15 (professor-funcionario-aluno) ficou decidido que os três se reuniram para ver quais ocupariam o posto de titular e suplente.

PROPOSTAS ADICIONAIS
                Nesta mesma assembleia foi outorgada pela plenária a inclusão de propostas, são elas:
·         Ato conjunto com a APEOESP subsede de Ourinhos no dia 13/5 às 9:00.
·         Ocupação do Bloco A para a próxima semana, com Assembleia com indicativo para a segunda-feira.
·         - Ocupação do Bloco A: manter o ato na REItoria no dia 17/05 e caso não haja negociação que haja uma Assembleia com indicativo de ocupação do bloco A na segunda dia 20/05
Foi apresentada a proposta de fazer um ato conjunto com a APEOESP na cidade, a defesa da proposta indicou que por serem a mesma luta (a precarização do ensino publico do estado de São Paulo) deveríamos nos unir ao sindicato dos professores da rede neste ato. Foi incluso na proposta a participação da Batucada Resistência no ato. A plenária votou por unanimidade favorável a proposta.
Devido a falta de comprometimento e descaso da REITORIA que não responde nossas cartas e nem se posiciona para alunos ou direção executiva de nossa unidade, tendo em vista que estamos com 22 dias de greve e ocupação, foi discutido que seria melhor uma radicalização, a ocupação do Bloco Administrativo (BLOCO A). A plenária votou por fazer uma assembleia na segunda feira, após o ato na reitoria, com o indicativo de ocupação do bloco administrativo caso não haja negociação com a REITORIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário